Trata-se de uma reparação por justiça ao povo originário mais aguerrido, sofrido e destituído de suas terras e riquezas durante a conquista e colonização espanhola e, posteriormente, a ditadura de Porfirio Díaz. No ato de pedido de perdão nos territórios Yaqui de Sonora, o presidente sustentou que aquele regime ficou para trás e agora irá reparar, na medida do possível, os danos causados por um amplo programa que inclui a restituição de até 20 mil hectares do território, garantias de direito à água e plano de assistência social.
De Vícam Pueblo, em Sonora, e diante de representantes e dirigentes dos grupos originários do país, além de membros de seu gabinete, o presidente definiu as ações que devem estar prontas até dezembro de 2023.
Ele lembrou que em quase todo o período porfiriano, o exército assassinou indígenas que defendiam suas terras comunais e se recusaram a se tornar trabalhadores em minas ou fazendas e, em 1895, o ditador ordenou que os Totonacs fossem expulsos de suas comunidades próximas a Papantla, Veracruz e que se roubasse suas terras.
Por muitos anos, uma guerra cruel de extermínio foi travada contra os maias da Península de Yucatán e os Yaquis, Mayos e Seris em Sonora, com justificativas racistas.
As chamadas campanhas contra os maias, maios e yaquis foram, na verdade, uma segunda conquista, não menos brutal do que a de 1521.
Por fim, prometeu cumprir os compromissos que reuniu em três objetivos: restaurar 20 mil hectares de suas terras, abastecimento de água por meio de um plano hidráulico e um programa integral para cada município, implantação de drenagem, melhoria de ruas e construção de casas.
O território yaqui está localizado em frente ao Mar de Cortez, em uma área árida e semi-árida habitada por oito povos tradicionais, de sul a norte: Loma de Guamúchil, Loma de Bácum, Tórim, Vicam, Pótam, Ráhum, Huirivis e Belém.
Os yaquis identificam a si mesmos e os Mayos como yoremes, uma palavra que significa homem ou pessoa. A noção de yoris, homens brancos, os distingue, por sua vez, de outros povos indígenas.
O povo yaqui tradicionalmente ocupava uma longa faixa costeira e de vale a sudeste do atual estado de Sonora, que ia da margem sul do rio Yaqui ao morro Tetakawi, ao norte da atual cidade de Guaymas.
jha/lma/cm