De acordo com a entidade oficial, uma análise dos dados revelou que os consumidores britânicos gastaram mais entre abril e junho, altura em que o Governo começou a retirar as restrições em vigor devido à pandemia Covid-19.
Uma nova análise mostrou que menos foi economizado no segundo trimestre do ano, já que as pessoas puderam gastar novamente em compras, refeições em restaurantes e viagens de carro, disse o vice-diretor de estatísticas do ONS, Jonathan Athow.
O relatório acrescenta que o Produto Interno Bruto da Grã-Bretanha está agora 3,3% abaixo de seu nível no final de 2019, antes do início da pandemia.
A recuperação econômica pode ser prejudicada no terceiro trimestre por problemas na cadeia de abastecimento de alimentos e combustíveis decorrentes da escassez de caminhoneiros, o déficit global de semicondutores que atingiu as montadoras.
Entre julho e setembro também houve falta de pessoal no setor de serviços e supermercados porque milhares de pessoas foram forçadas a se isolar após serem notificadas pelo sistema de saúde de que tiveram contato com casos positivos de Covid-19.
rgh / nm / fav/gdc