Díaz é o principal especialista da Biblioteca do Instituto Confúcio da Universidade de Havana (UH), entidade organizadora desse evento em conjunto com o Instituto Confúcio da Pontifícia Universidade Católica da América do Sul (PUCP), a Embaixada de Beijing em Lima e a PUCP Film Library.
O dia também inclui um ciclo de cinema chinês com filmes exibidos em festivais internacionais, que começaram no último dia 27 de setembro, e a dissertação sobre a relevância do Grande Caribe na iniciativa cinturão e estrada, por Ruvislei González, professor titular e pesquisador assistente.
O programa inclui a entrega do prêmio O que você sabe sobre a China? e o workshop externo de técnicas de Kung Fu, ministrado pelo Professor Paul Jiménez, psicólogo clínico, diretor da Escola Tradicional de Artes Marciais Chinesas do Peru.
Durante quase uma semana, as atividades comemoraram o Dia Mundial dos Institutos de Confúcio, os aniversários do nascimento de Mestre Confúcio; o estabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e a China e o Dia Nacional da China.
A agenda dos dias anteriores incluiu conferências sobre os Chinatowns da América Latina, de Yrmina Eng, professora assistente da Faculdade de Letras do UH, e as essências interculturais na imprensa chinesa de Havana, estudo assumido pelo comunicador Reinier Aldazabal.
rgh / dgh / fav/gdc