‘Acredito que a conversa de hoje foi construtiva, de negócios. Os principais problemas foram discutidos, as tarefas para o próximo período foram identificadas e instruções específicas foram dadas’, disse o presidente no evento que começou no dia 28 de setembro, disse à agência. Notícias da TASS.
Explicou que os documentos aprovados se referem ao fortalecimento dos laços comerciais e econômicos entre as regiões e os empresários dos dois países, a conservação e reprodução das espécies ameaçadas e protegidas das focas do mar Cáspio saiga tatarica e do mar Cáspio.
‘É especialmente bom termos conseguido inserir o tema da ecologia e do desenvolvimento verde na agenda tradicionalmente industrial e econômica de nosso fórum. Isso não é uma homenagem à moda, mas uma necessidade urgente. Na verdade, este é o futuro de nossos estados, ‘Disse Tokáyev.
O fórum concentrou suas discussões à distância entre representantes russos e cazaques em questões relacionadas a águas transfronteiriças, mudanças climáticas e o mundo animal e vegetal.
Também ocorreu a VI reunião do Conselho Empresarial Russo-Cazaque, dedicada ao papel das empresas na solução conjunta dos problemas ambientais.
O encontro estava programado para novembro de 2020 em Kokshetau, Cazaquistão, mas foi adiado e o formato teve que mudar devido ao impacto global da Covid-19.
mem / mml / fav