Os organizadores das Marinas Marlin desta ilha acrescentam que a edição atual será realizada de 26 a 30 de outubro próximo, aproveitando o potencial náutico e de pesca da zona norte das chaves Coco e Guillermo.
O diretor do escritório de turismo cubano em Toronto, Canadá, Lessner Gómez, disse em sua conta no Twitter que esta é uma oportunidade única para os pescadores.
O torneio está aberto a profissionais e amadores, entusiastas da pesca esportiva e pessoas que amam este mundo mágico, sejam ou não membros de clubes e federações de pescadores, e que desejam aprender mais sobre o mar e suas espécies, de acordo com o anúncio.
A área de pesca compreende até cinco milhas ao norte-nordeste entre os citados Coco e Guillermo Cays, uma rica área de pesca localizada no Antigo Canal das Bahamas.
É um cenário onde abunda uma grande variedade de espécies, entre as quais as mais importantes são os peixes de bico, como o fantail, o rabo amarelo, o marlin branco, o wahoo e o dourado.
Especialistas apontam que outubro a dezembro é o período de maior trânsito destas espécies fora das chaves cubanas, em particular o peixe de bico ou véu.
Esta é a razão pela qual os organizadores selecionaram esta data, com base em uma análise das marés e da lua.
Marlin especifica que para o torneio eles têm tripulações especializadas com mais de 15 anos de experiência na área, a bordo de iates entre 33 e 42 pés, equipados com quatro varas simultâneas, e linhas de pesca de até 60 libras, apropriadas para a captura.
Empresa Marinas y Náuticas Marlin S.A., é uma entidade cubana que fornece excursões, serviços de atracação, água, eletricidade, combustível e embarques internacionais.
Também oferece em Cuba cursos de mergulho contemplativo e de mergulho internacional endossados pelas empresas educacionais ACUC e SSI.
Em sua lista, é claro, está a pesca em diferentes modalidades, tais como pesca de profundidade, pesca de fundo e pesca com mosca, assim como pesca ao vivo, reparos de barcos e aluguel de equipamentos em seus pontos náuticos.
jcm/rfc/bm