Com o tema ‘Conectando Mentes, Construindo o Futuro’, a Expo Dubai 2020 é a primeira Expo Mundial a ser realizada na região do Oriente Médio, África e Sul da Ásia, e permanecerá aberta por seis meses, até 31 de março de 2022.
Considerado o maior evento já realizado no mundo árabe, mais de 190 países estão participando e os organizadores esperam a participação de 15 milhões de visitantes.
Segundo a Câmara de Comércio Cubana, várias entidades estão representadas no pavilhão cubano e venderão seus produtos: Apisun 100% mel natural da empresa APICUBA, e perfumaria e cremes cosméticos da Suchel Camacho S.A.
Também charutos de Habanos S.A. e Internacional Cubana del Tabaco S.A., artesanato do Fondo Cubano de Bienes Culturales, produtos musicais do EGREM, sucos engarrafados da La Estancia S.A. e lembranças com a imagem de Cuba da Italsav.
BioCubafarma, Serviços Médicos Cubanos, Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos e CETA S.A. da Universidade Tecnológica de Havana José Antonio Echeverría também participarão de diferentes fóruns temáticos.
O Comissário Geral da Seção de Cuba na Expo Dubai e embaixador da maior das Antilhas nos Emirados Árabes Unidos, Roberto Blanco, disse recentemente que Cuba aspira a utilizar a plataforma representada por este evento em todo seu potencial para implantar uma agenda em quatro áreas principais.
Estes visam a promoção comercial, atraindo investimentos estrangeiros, a divulgação de um destino turístico seguro, pacífico e sustentável, bem como a imagem de um país comprometido com as Metas da Agenda das Nações Unidas para 2030. Ele acrescentou que o país caribenho também foi inserida no intenso programa projetado pela Expo Dubai com a intenção de utilizar este espaço para promover setores prioritários como saúde, ciência, água e energia renovável, agricultura e alimentação, educação, cultura e turismo.
As semanas temáticas, os fóruns empresariais e globais com a África, a Associação das Nações do Sudeste Asiático e da América Latina, o programa colateral de feiras comerciais e a interação com outros países participantes complementarão nossos objetivos nesta primeira exposição universal no Oriente Médio, disse o embaixador.
Ele acrescentou que sob o tema ‘Cuba em Equilíbrio com o Mundo’, os visitantes encontrarão no pavilhão um rico e diversificado patrimônio cultural e turístico, enquanto aprendem sobre a evolução e transformação alcançada por uma sociedade educada, inclusiva, inovadora, criativa e com um enorme potencial científico que está semeando seu futuro.
O programa de exposições inclui a celebração do Dia Nacional de Cuba, em 14 de fevereiro de 2022.
jha/lpn/vmc