As cargas são fruto da campanha Um milhão de seringas para Cuba, organizada e coordenada pela Rede Continental Latino-Americana e Caribenha de Solidariedade com a Ilha, e inclui também antibióticos, medicamentos e material hospitalar descartável, entre outros insumos.
Ao receber a doação de forma simbólica, na Casa da Amizade da capital, a diretora para a região do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), Lilia Zamora, expressou o agradecimento de seus compatriotas pelo gesto, que disse ser, mostra de compromisso e amor por esta nação.
Ela destacou que a iniciativa contou com a adesão de partidos políticos, parlamentares, empresários, associações humanitárias e pessoas de boa vontade do Chile, Panamá, México, República Dominicana, Brasil, Equador, Haiti, Jamaica, Uruguai e Guiana.
Em nome da Rede, o médico chileno formado em Cuba, Gino Santibánez, assegurou que continuará o esforço para romper o bloqueio criminoso que os Estados Unidos estão intensificando contra esta nação antilhana em meio à pandemia de Covid-19.
Somos convocados e unidos por um profundo agradecimento, e pelo exemplo de resistência e solidariedade dos cubanos, destacou.
Também participaram do evento o embaixador da República Dominicana, Flavio Rondón, e o vice-presidente do ICAP, Víctor Gaute, entre outros representantes de organizações e instituições cubanas.
mem/evm/hb