A Academia Espanhola de Artes e Ciências Cinematográficas disse que a escolha será entre as Mães Paralelas de Pedro Almodóvar, o Bom Patrono de Fernando León de Aranoa e o Mediterráneo de Marcel Barrena.
O resultado da votação será anunciado na terça-feira pelos acadêmicos, acompanhados pelo notário Federico Garayalde Niño e pelo presidente da Academia, Mariano Barroso.
Também estarão presentes Irene Escolar (Goya para Melhor Nova Atriz para Un otoño sin Berlín), e Ricardo Gómez (Goya indicado para Melhor Novo Ator para 1898 Los últimos de Filipinas), que fará a leitura da produção finalmente escolhida.
Por outro lado, a Academia Espanhola de Cinema divulgou as nove produções indicadas para o 36ú Prêmio Goya na categoria de Melhor Filme Europeu.
Os indicados até agora são o filme francês Adeus, idiotas, de Albert Dupontel; a italiana Miss Marx, de Susanna Nicchiarelli; o português Listen, dirigido por Ana Rocha de Sousa; e o dinamarquês Druk, de Thomas Vinterberg.
Também estão concorrendo ao prêmio o filme ucraniano Atlantis de Valenty Vasyanovych, o filme grego Apples de Christos Nikou, o filme luxemburguês Hytte de Jean-Louis Schuller, o filme tcheco Shadow Country de Bohdan Sláma e o filme britânico A Promising Young Woman de Emerald Fennell.
O comunicado à imprensa esclareceu que a partir desta edição, são as Academias de Cinema ou órgão similar em cada país que escolhem o título que representará sua cinematografia nesta categoria do Goya Awards.
jha/ft/vmc