Falando à Prensa Latina, o presidente da organização de solidariedade, Marco Papacci, disse que a primeira carga de 17 metros cúbicos e 2.100 quilos de peso chegará a Havana na segunda-feira, dia 4, a partir de Milão, em um voo da companhia aérea Neos.
Esta doação, disse ele, será seguida por outras, incluindo uma de 30 metros cúbicos e cerca de 4.000 quilos, programada para o dia 19.
Junto com a primeira carga viajará o músico cubano Pepe López, autor da canção ‘Por un abrazo’ à qual a iniciativa promovida por Anaic com a Empresa de Grabaciones y Ediciones Musicales (Egrem) e a colaboração de Neos, a Associação Recreativa e Cultural Italiana (Arci) e Timbalaye deve seu nome.
Papacci explicou que a ideia do projeto, criado por López e pela artista cubana Carla Paz, surgiu como resultado da divulgação da canção composta por ocasião da chegada à cidade de Crema dos colaboradores de saúde cubanos do Contingente Henry Reeve para apoiar a luta contra a Covid-19, em março de 2020.
López participou da gravação junto com artistas de renome da nação caribenha como Israel Rojas, Haila María Mompié, Isaac Delgado, Waldo Mendoza, Jorge Robaina e os italianos Andrea Skizzo, Giancarlo Pioli e Yuri Cilloni, entre outros.
Anaic também se referiu ao envio da primeira doação em um comunicado no qual indicava que o projeto ‘Por un abrazo’ prevê uma parte cultural a partir de dezembro próximo como sinal da importância da cultura como ponte entre os dois países.
Neste sentido, anunciou a realização de shows com artistas cubanos e italianos do campo musical que são sensíveis ao tema e apoiados pela ARCI e Timbalaye.
jha/fgg/bm