Em sua carta, o chefe do Legislativo destacou as relações bilaterais de 61 anos que ‘se reafirmam perante o mundo como um exemplo de fraternidade entre dois povos amantes da paz’.
A carta é dirigida ao chefe do Comitê Permanente da XIII Assembleia Popular Nacional da República Popular da China, Li Zhanshu.
O texto também reconhece o exemplo da nação asiática no enfrentamento da pandemia Covid-19.
‘A República Popular da China tem representado um exemplo a seguir, pois com muita sabedoria, alto nível científico e estratégia adequada, tem conseguido controlar a doença, além disso, com alto sentido de solidariedade, tem ajudado muitos países , como o nosso ‘, disse Lazo em sua carta.
O também chefe do Conselho de Estado destacou a contribuição responsável e transparente da China contra a doença e rejeitou as tentativas de alguns países de politizar os estudos sobre a origem da Covid-19.
Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba enviou uma mensagem de felicitações à China na qual ratificou a vontade de fortalecer o diálogo político e a cooperação com aquela nação.
‘Cuba tem a honra de ter sido o primeiro país do Hemisfério Ocidental a reconhecer, em 1960, o Governo da República Popular da China como seu único representante legítimo, bem como de ter lutado por mais de uma década, ao lado de outros países em desenvolvimento , até o restabelecimento da representação daquele Estado nas Nações Unidas ‘, enfatiza o documento.
Em 1 de outubro de 1949, o líder Mao Zedong proclamou a criação da República Popular da China após o triunfo do Partido Comunista na Guerra de Libertação Nacional.
mem/idm/hb