Segundo o Primeiro-Ministro António Costa, a decisão de aliviar as restrições é uma resposta ao fato de que cerca de 85% dos cidadãos completaram o cronograma de vacinação, o que significa que o país está em condições de avançar com a eliminação destas regulamentações.
Em declarações à imprensa, Costa lembrou que este não é o fim da pandemia de Covid-19 e pediu a cooperação de todos os portugueses.
Aprovada em 23 de setembro pelo Conselho de Ministros, a nova fase inclui medidas tais como a abertura de bares e discotecas.
Além disso, a partir de hoje, as pessoas não terão mais que apresentar um certificado ou teste Covid-19 negativo para poder ir a restaurantes, nem serão estabelecidos limites para o número de clientes e horários de funcionamento.
Entretanto, para viajar por via aérea ou marítima, frequentar centros de saúde e grandes eventos, será necessário provar que você não está infectado com o vírus.
Por enquanto, o uso de máscaras permanecerá obrigatório no transporte público, nos lares de idosos, hospitais, teatros e áreas com grande número de pessoas.
O Conselho de Ministros também anunciou que a situação de alerta no território nacional permanecerá em vigor até o dia 31 deste mês.
mgt/gas/bm