Em sua conta no Twitter, o presidente afirmou que a única coisa que a administração dos EUA prometeu e cumpriu em relação à nação caribenha em tempos de pandemia, ‘é um aperto oportunista do bloqueio’.
No dia anterior, o Ministro das Relações Exteriores cubano Bruno Rodríguez disse na mesma rede social que Washington não havia fornecido vacinas ou outros recursos para combater a pandemia em seu país.
Rodríguez negou ‘com toda responsabilidade’ que a Casa Branca ofereceu ajuda a Cuba durante a emergência internacional, e disse que na realidade se dedicou a ‘dificultar a compra de suprimentos para o programa de vacinação e a produção nacional de medicamentos’.
O chefe da diplomacia cubana lembrou que, além de aplicar as 243 ‘medidas desumanas’ de seu antecessor Donald Trump (2017-2021), que ele prometeu rever, o Presidente dos Estados Unidos Joseph Biden nem sequer incluiu a nação caribenha entre os Estados dos quais levantaram as medidas unilaterais que limitavam sua capacidade de lidar com o Covid-19.
jcm/kmg/bm