Em um comunicado oficial, o presidente descreve este evento como um momento histórico que marca a verdadeira independência e a restauração da dignidade daquela nação combativa sob a liderança de Mao Tse Tung e do Partido Comunista Chinês, que preparou o caminho para o Socialismo.
Esta comemoração, expressa no texto, é oportuna para agradecer a China por sua solidariedade com o povo venezuelano e o governo bolivariano na luta contra a pandemia de Covid-19, que, sublinha, foi decisiva na gestão e prevenção deste flagelo.
‘Neste dia histórico, a Venezuela ratifica seu apoio à nação irmã diante da politização da pandemia e sua instrumentalização para atacar o país que mais cooperou a nível mundial na luta contra este mal que persegue todos os povos do planeta’, aponta o comunicado.
Além disso, reitera seu apoio a esse país na defesa de sua soberania, bem como na rejeição de interferências externas e reafirma sua disposição de acompanhar a China na construção de paradigmas históricos de cooperação como o Belt and Road Initiative, bem como a comunidade de destinos compartilhados para a humanidade.
jcm / ycv/bm