Em uma mensagem publicada na rede social Twitter, a vice-presidenta Delcy Rodríguez enfatizou que todas as condições estão criadas para a implementação da nova modalidade financeira, enquadrada nas ações para o desenvolvimento da economia digital.
‘Todo o sistema bancário público e privado está pronto para eliminar seis zeros de nossa moeda’, enfatizou a vice-presidenta sobre a plataforma de comunicação.
Desde as 20:00 horas de quinta-feira, todas as plataformas tecnológicas pertencentes ao sistema bancário venezuelano entraram em pausa operacional para permitir a migração para a nova moeda, e a partir das 08h00 horas desta sexta-feira os serviços digitais serão reativados gradualmente, com operações mais fáceis.
A entrada em vigor do bolívar digital não afetará o valor da moeda nacional em relação às moedas conversíveis, pois o mercado de câmbio permanecerá inalterado por meio da fixação de preços nas mesas de compra e venda dos bancos públicos e privados. O Banco Central da Venezuela disse em uma declaração que a medida busca neutralizar a crise produzida pelo ataque brutal à economia venezuelana e a aplicação criminosa do bloqueio econômico e financeiro pelo governo dos EUA.
Também facilitará uma maior conexão da população com seu sinal monetário, apesar dos constantes ataques externos e processos especulativos induzidos no sistema econômico, e reduzirá os custos de transação na economia.
O BCV enfatizou que, juntamente com o governo nacional, protegerá e garantirá a soberania monetária a fim de impulsionar a recuperação econômica.
jha/wup/vmc