A consulta abrange 1.154 territórios pertencentes a regiões com estatuto ordinário, além de Friuli-Venecia Giulia, com segundo turno agendado para os dias 17 e 18 deste mês para a eleição direta de prefeitos quando necessário.
Também prevê a votação do novo Conselho Regional e do Presidente da Junta de Calábria, devido ao falecimento em outubro de 2020 do governador Jole Santelli, e para o preenchimento de dois assentos de deputado vagos em Roma e Siena.
Nesta ocasião, estão em jogo as prefeituras e as câmaras das capitais de província como Benevento, Carbonia, Caserta, Cosenza, Grosseto, Isernia, Latina, Novara, Pordenone, Ravena, Rimini, Salerno, Savona e Varese.
Além disso, Bolonha, Milão, Nápoles, Roma, Turim e Trieste, capitais das regiões Emilia Romagna, Lombardia, Campânia, Lazio, Piemonte e Friuli Venezia Giulia, respectivamente, todas com mais de 100.000 habitantes.
A última pesquisa anterior às eleições das empresas Quorum / You Trend para o canal de televisão SkyTg24, publicada no último dia 17 de setembro, deu chances de vitória no primeiro turno, aos candidatos de centro-esquerda a prefeitura de Milão, Giuseppe Sala, que busca reeleição, e Matteo Lepore de Bolonha.
A pesquisa considerou os resultados incertos no primeiro turno e premiou as melhores opções para os candidatos de centro-esquerda no segundo, em Nápoles e Turim, assim como em Roma, onde a intenção de voto aparece fragmentada entre os quatro principais candidatos.
A pesquisa reconheceu vantagem no primeiro turno para Enrico Michetti, apoiado pelos grupos de centro-direita, com 30 por cento, seguido por Roberto Gualtieri, apoiado pela centro-esquerda, com 26,4.
A continuação colocou o ex-chefe do Desenvolvimento Econômico, Carlo Calenda, com 19 por cento, no topo de uma lista cívica independente, e a atual prefeita, Virginia Raggi, com 18,9, que novamente aspira a ser porta-estandarte do Movimento 5 Estrelas.
jcm/fgg/hb