Se o conflito continuar, o número pode aumentar em outros US $ 137 bilhões nos próximos quatro anos, disse a Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia Ocidental (Escwa, sigla em inglês).
A conflagração não afetou apenas a Líbia, mas também vários países vizinhos com os quais mantém laços econômicos estreitos, como Egito, Sudão e Tunísia, disse ele.
O documento do Escwa destaca que três fatores impactaram fortemente esse problema: a destruição do capital, a perda de produtividade e a queda do preço do petróleo nos mercados financeiros.
O Ministro de Estado da Economia deste país do Norte da África, Salama Al Ghoweil, disse no mês passado durante uma entrevista à agência de notícias Bloomberg que a reconstrução nacional custará 500 bilhões de dinares (cerca de 111 bilhões de dólares) nos próximos 10 anos.
Dias antes, o chefe da Economia e Comércio, Mohamed Hwej, estimou que as perdas com a guerra civil de 2011 a 2020 somaram um trilhão de dólares.
Hwej especificou que o Produto Interno Bruto nacional caiu de US $ 90 bilhões anuais para US $ 40 bilhões, enquanto o valor do dinar líbio em relação à moeda estadunidense caiu de 1,40 para 4,48.
Este país vive uma espiral de violência desde a queda de Muammar al-Gaddafi em 2011, após uma guerra apoiada diretamente por vários membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, incluindo Estados Unidos, França e Reino Unido.
acl / rob / ls