O Estado sírio deu passos importantes para restaurar a normalidade no país, criar condições apropriadas para o retorno de seus cidadãos e perdoar aqueles armados e trabalhar para sua reintegração na sociedade, afirmaram os órgãos coordenadores russo e sírio em uma declaração.
Eles revelaram que, como resultado desses esforços, cerca de 2.307.000 pessoas retornaram aos seus lugares de origem voluntária e seguramente, após a reabilitação da educação, saúde e infraestruturas de serviços.
Estes esforços, de acordo com as duas representações, enfrentam forte oposição de Washington, que está realizando uma campanha de propaganda na mídia para divulgar informações falsas sobre a suposta falta de condições necessárias para o retorno seguro e digno dos cidadãos.
A presença ilegal dos Estados Unidos e seus aliados é o principal obstáculo para o retorno do país à normalidade; além disso, essas tropas continuam a saquear as riquezas naturais do país e a alimentar os focos de problemas na região, denunciaram.
Eles também pediram o fim desta política não construtiva, que tem um impacto negativo sobre a situação econômica e social na Síria.
As sanções unilaterais ilegais e as medidas coercitivas impostas pelos Estados Unidos impedem a reconstrução da infraestrutura e a chegada de equipamentos médicos e medicamentos necessários para lidar com a pandemia de Covid-19, disseram os dois órgãos.
Eles também conclamaram a comunidade internacional a cumprir suas obrigações e fornecer o apoio necessário aos projetos de reconstrução precoce e melhorar as instalações do serviço público.
Segundo declarações recentes do Ministro da Administração Municipal da Síria, Hussein Makhlouf, cerca de cinco milhões de deslocados internos e externos voltaram para casa voluntariamente e em segurança.
Ele atribuiu este número à melhoria da situação de segurança na maioria das partes do país, além de medidas que incluem a emissão de anistias, a liberação de detidos, a normalização do status legal dos sírios que deixaram o país ilegalmente e a simplificação dos procedimentos de fronteira.
acl/fm/vmc