5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Reabertura econômica de Cuba em primeiro plano

Reabertura econômica de Cuba em primeiro plano

Havana, 4 out (Prensa Latina) As autoridades cubanas consideram hoje a recuperação gradual da economia cubana como o principal elemento de desenvolvimento, apesar do impacto da Covid-19 e de outros problemas a serem levados em conta.

O Conselho de Ministros do país examinou, durante sua mais recente reunião, o desempenho da economia no final de agosto e outras questões importantes para manter a vitalidade do país, noticiou o jornal Granma na segunda-feira.

O jornal noticiou que a intensificação do bloqueio do governo americano, a crise econômica internacional agravada pela pandemia, e a própria situação epidemiológica, significam que a situação de Cuba no início do quarto trimestre do ano continua complexa.

Apesar disso, eles apontam que Cuba está comprometida com a abertura gradual de sua economia, o que deve ter um impacto favorável sobre as atividades produtivas.

Isto foi declarado pelo Ministro da Economia e Planejamento, Alejandro Gil Fernández, quando apresentou um relatório sobre o desempenho no final de agosto, na reunião do Conselho de Ministros.

Liderada pelo Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista (PCC) e Presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, a reunião estudou estes aspectos em profundidade.

A reunião foi liderada pelo membro do Bureau Político do PCC e Primeiro- Ministro Manuel Marrero. Como elemento favorável em meio às complexidades, eles definiram na reunião o crescimento do emprego e o enfrentamento da epidemia.

Especificaram que a cada dia mais empregos estão sendo criados e o trabalho dos agentes econômicos está melhorando, além da reabertura da gastronomia, serviços, turismo e do setor não estatal.

Até o momento, 203.733 pessoas se candidataram a empregos nos escritórios municipais de trabalho e previdência social, das quais 138.656 foram empregadas, e 5.440 participaram de cursos de treinamento.

Do total de empregados, 36% eram jovens com menos de 35 anos de idade (dos quais um número igual era de mulheres).

Em termos de alimentos, no final de agosto, arroz, milho, feijão, leite e ovos, assim como carne bovina e suína, estavam em falta.

Em relação aos viandas e vegetais, embora a demanda seja muito maior do que a oferta, naquele mês houve uma maior quantidade de produtos estocados. Esta tendência continuou em setembro.

Por sua vez, a geração real de eletricidade estava bem abaixo do nível planejado, o que significava um custo não negligenciável para a economia e as atividades produtivas, com o objetivo de reduzir o impacto sobre a população.

Apesar disso, e de acordo com o projeto de controle da pandemia do governo, no quarto trimestre deste ano o objetivo é alcançar o maior crescimento econômico possível e começar em melhores condições em 2022.

No caso da reabertura do turismo em 15 de novembro, eles declararam que este é um evento de impacto internacional, capaz de ter um impacto na economia e torná-la mais dinâmica.

Durante esta reunião do Conselho de Ministros, foi aprovado o novo Portfólio de Oportunidades para investimentos estrangeiros no país, compreendendo 678 projetos, 175 a mais do que o portfólio anterior.

mem/rfc/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES