O Conselho de Ministros do país examinou, durante sua mais recente reunião, o desempenho da economia no final de agosto e outras questões importantes para manter a vitalidade do país, noticiou o jornal Granma na segunda-feira.
O jornal noticiou que a intensificação do bloqueio do governo americano, a crise econômica internacional agravada pela pandemia, e a própria situação epidemiológica, significam que a situação de Cuba no início do quarto trimestre do ano continua complexa.
Apesar disso, eles apontam que Cuba está comprometida com a abertura gradual de sua economia, o que deve ter um impacto favorável sobre as atividades produtivas.
Isto foi declarado pelo Ministro da Economia e Planejamento, Alejandro Gil Fernández, quando apresentou um relatório sobre o desempenho no final de agosto, na reunião do Conselho de Ministros.
Liderada pelo Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista (PCC) e Presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, a reunião estudou estes aspectos em profundidade.
A reunião foi liderada pelo membro do Bureau Político do PCC e Primeiro- Ministro Manuel Marrero. Como elemento favorável em meio às complexidades, eles definiram na reunião o crescimento do emprego e o enfrentamento da epidemia.
Especificaram que a cada dia mais empregos estão sendo criados e o trabalho dos agentes econômicos está melhorando, além da reabertura da gastronomia, serviços, turismo e do setor não estatal.
Até o momento, 203.733 pessoas se candidataram a empregos nos escritórios municipais de trabalho e previdência social, das quais 138.656 foram empregadas, e 5.440 participaram de cursos de treinamento.
Do total de empregados, 36% eram jovens com menos de 35 anos de idade (dos quais um número igual era de mulheres).
Em termos de alimentos, no final de agosto, arroz, milho, feijão, leite e ovos, assim como carne bovina e suína, estavam em falta.
Em relação aos viandas e vegetais, embora a demanda seja muito maior do que a oferta, naquele mês houve uma maior quantidade de produtos estocados. Esta tendência continuou em setembro.
Por sua vez, a geração real de eletricidade estava bem abaixo do nível planejado, o que significava um custo não negligenciável para a economia e as atividades produtivas, com o objetivo de reduzir o impacto sobre a população.
Apesar disso, e de acordo com o projeto de controle da pandemia do governo, no quarto trimestre deste ano o objetivo é alcançar o maior crescimento econômico possível e começar em melhores condições em 2022.
No caso da reabertura do turismo em 15 de novembro, eles declararam que este é um evento de impacto internacional, capaz de ter um impacto na economia e torná-la mais dinâmica.
Durante esta reunião do Conselho de Ministros, foi aprovado o novo Portfólio de Oportunidades para investimentos estrangeiros no país, compreendendo 678 projetos, 175 a mais do que o portfólio anterior.
mem/rfc/bm