Moradores locais confirmaram que tiros de armas leves e pesadas foram disparados no distrito de Khair Khana, bem como duas explosões, informou a agência de notícias afegã The Khaama Press.
A ação aconteceu horas depois da explosão de explosivos causada por um homem-bomba na mesquita de Eid Gah, onde autoridades do Taleban e civis celebraram a cerimônia de oração e luto da mãe do vice-ministro da Cultura e Informação, Zabihullah Mujahid.
Esta ação causou mais de 10 mortes e uma pontuação de feridos e até agora nenhum grupo foi creditado com a responsabilidade pelo ataque, enfatizou a fonte.
Desde que o Taleban assumiu o controle do Afeganistão em meados de agosto, os ataques de membros do grupo do Estado Islâmico contra eles aumentaram, aumentando a possibilidade de um conflito mais amplo entre os dois lados.
O movimento Talibã conquistou o país da Ásia Central, enquanto os Estados Unidos e seus aliados da OTAN retiraram suas tropas após 20 anos de ocupação, mais de dois bilhões de dólares em gastos militares e milhares de civis mortos.
Os fundamentalistas islâmicos radicais dominam uma nação mais empobrecida que há duas décadas, com 11 milhões de refugiados fora do país, 5 milhões de deslocados internos e a maior parte da população à beira da fome.
Muitos afegãos temem o retorno do rígido regime do Taleban, cujo governo anterior cometeu vários abusos, especialmente contra mulheres, meninas e minorias étnicas.
acl / abm / ls