Em uma conferência de televisão, a Dra. María Elena Soto Entenza, chefe do Departamento de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde Pública (Minsap), informou que aqueles cidadãos com uma ou duas doses da vacina Abdala têm até 26 dias entre cada pedido para completar o esquema sem afetar sua eficácia.
Soto Entenza disse que, no caso de Soberana 02 e Soberana Plus, eles têm até três meses entre a primeira e a segunda injeção, e da segunda à terceira injeção um período de até seis meses.
Também confirmou que os convalescentes com dois meses ou mais após terem sofrido da doença receberão Soberana Plus, do Instituto de Vacinas Finlay (IFV), em uma única dose e que eles têm a quantidade necessária do imunogênico para proteger todo este grupo populacional. Destacou a vacinação com a primeira unidade da Soberana 02, também da IFV, aos estudantes dos últimos anos de educação técnica pré-universitária e profissional que retornaram à sala de aula na segunda-feira, um processo que continuará este mês com a segunda injeção e que será concluído em novembro próximo.
A faixa etária de dois a dez anos está em um período semelhante, e esta semana haverá a recuperação daqueles que não puderam ser vacinados durante o cronograma planejado.
A especialista do Minsap lembrou que amanhã o ensaio clínico com Soberana Plus terá início em crianças convalescentes de dois a 18 anos no Hospital Pediátrico Juan Manuel Márquez da capital e, de acordo com os resultados, que deverão ser positivos, o órgão regulador aprovará sua extensão a todo o grupo populacional.
O país caribenho começou a semana com 84,9% de seus cidadãos (nove milhões 494.757) com, pelo menos, uma dose, enquanto 60,7% (seis milhões 787.553) têm uma segunda injetável, de acordo com números da carteira estatal.
Um total de 46,8% (5.234.380) tem três doses e um total de 5.458.190 (48,8%) tem o cronograma completo de vacinação, que inclui pacientes recuperados.
O processo, que até hoje administrou 21 milhões de 516.690 doses dos imunogênicos do próprio país, foi concluído em 55,7% da população vacinada de Cuba.
mem/nmr/bm