O chefe dos legisladores azuis anunciou que amanhã quarta-feira tentará avançar um projeto de lei para suspender o teto da dívida, em meio a uma estagnação arraigada no limite da dívida do país por causa da oposição republicana.
Para ir adiante, o plano precisa de 60 votos para romper a obstrução e avançar na suspensão do teto da dívida até dezembro de 2022, algo complicado considerando que o Senado está dividido por 50 a 50, então Schumer exige 10 votos dos vermelhos.
‘Antes do final desta semana, o Senado deve colocar um projeto de lei na mesa do presidente Biden para lidar com a crise aguda do limite da dívida’, advertiu Schumer do plenário na segunda-feira.
A cada dia que demoramos em agir, frisou, aumentamos as chances de causar danos irreversíveis ao nosso sistema financeiro global, a recuperação econômica e a confiança na capacidade de nosso país de pagar suas dívidas.
A situação ficou ainda mais tensa quando na segunda-feira o líder da minoria vermelha, Mitch McConnell, ignorou o assunto e destacou que só cabe aos democratas aumentar o teto da dívida.
O Congresso tem até 18 de outubro para aumentar o teto da dívida ou arriscar um déficit histórico que teria consequências econômicas importantes e generalizadas, de acordo com advertências de economistas da Reserva Federal e do Departamento do Tesouro.
Os democratas fracassaram duas vezes em suas tentativas, ambas devido à oposição dos republicanos que insistem que os azuis enfrentam o caso por conta própria por meio da reconciliação, um processo orçamentário que lhes permite contornar a obstrução.
Na segunda-feira, o presidente Joe Biden admitiu que o país pode incorrer em uma suspensão de seus pagamentos neste mês devido à recusa republicana de avançar no projeto.
O presidente disse que não garante que o Executivo poderá pagar suas contas depois de 18 de outubro se os senadores republicanos não estiverem dispostos a abrir caminho para manter o país solvente.
O presidente acusou os republicanos de promover um jogo político ‘imprudente e perigoso’ com a economia dos Estados Unidos.
mem/lb/hb