Com a aprovação do Ministério da Cultura, a proposta reconhecerá o trovador, que já liderou mais de 100 concertos em escolas e instituições sociais ao lado de um grupo de músicos, escritores e artistas desde 2010.
Seu trabalho não só aproximou a cultura dos bairros cubanos, para a formação de públicos de todas as idades, mas também estimulou a participação em eventos culturais e outras formas de acesso à arte da ilha e à arte universal para nosso povo, destaca a nota emitida pela instituição.
Da mesma forma, o prêmio distinguirá o trabalho do Grupo Teatro de los Elementos, cujo repertório trata de autores clássicos e temas do campo cubano há três décadas.
Considerado uma referência para o trabalho comunitário em áreas montanhosas do país, o laboratório artístico vincula a promoção cultural com a agricultura sustentável e os modos de vida tradicionais dos camponeses cubanos na província central de Cienfuegos.
Finalmente, o projeto Orquesta de Guitarras Vocal Clave de Sol receberá o mais alto prêmio pela sólida formação em canto coletivo e prática instrumental incutidos em mais de 250 crianças e jovens com resultados reconhecidos nacional e internacionalmente.
Desde 1999, ambas as instituições têm concedido o prêmio, que será oficialmente apresentado como parte das atividades do Dia da Cultura Cubana, a ser realizado em 20 de outubro.
mem/chm/bm/gdc