De acordo com o especialista do Ministério da Saúde Pública da nação antilhana (Minsap), esse processo é realizado anualmente para proteger a população contra os principais vírus respiratórios.
Na primeira semana, explicou, crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias de idade receberão a dose inicial de 0,25 mililitros (ml), grupo que também não faz parte do esquema de imunização contra o Covid-19.
Nesse grupo, a segunda vacina será aplicada um mês depois; Enquanto bebês com idades entre dois e cinco anos que são asmáticos receberão apenas uma dose única de 0,5 ml, disse López.
A meta, acrescentou, é atingir primeiro os grupos de risco de toda a população, ou seja, pediatria, gestantes e adultos com doenças renais, por exemplo.
A campanha, que será concluída em 11 de dezembro, também acontece em 39 países e territórios das Américas, com o objetivo de fazer frente a doenças como a influenza A H1N1, A H3N2 e a influenza B, disse López.
Assinalou que, graças a este processo, diminui o número de pacientes por doenças respiratórias, consultas médicas, hospitalizações e óbitos por pneumonia, sendo esta última a quarta causa de morte em Cuba antes da chegada da pandemia do Covid-19.
López ressaltou que as crianças que apresentam alguma doença infecciosa no momento da vacinação, ou uma condição crônica descompensada, não devem ser vacinadas.
Também não é recomendado para crianças com doença reumática autoimune ativa ou nefrótica.
No entanto, esclareceu ele, quem no momento do início da vacinação apresentar infecção aguda, com exceção do Covid-19, receberá o imunizador 15 dias após a recuperação.
Desde 1999, o país caribenho realiza esta campanha de imunização que também beneficiou adultos com 85 anos ou mais, pessoas internadas em asilos, casas de avós e centros psicopedagógicos.
Da mesma forma, protege gestantes, asmáticos e diabéticos entre 18 e 24 anos, portadores de insuficiência renal crônica, paralisia cerebral infantil, fibrose cística e pacientes psiquiátricos crônicos internados em instituições hospitalares, entre outros.
Também serão vacinados trabalhadores avícolas e pecuários com exposição ao risco de gripe, priorizando fazendas estratificadas com alta vulnerabilidade.
Existem três tipos de vírus influenza chamados A, B e C, mas as epidemias sazonais são causadas por influenza humana tipos A e B.
mem/cdg/jcfl