Por meio de sua conta oficial no Twitter, o presidente destacou as raízes comuns, as lutas e o sangue compartilhado e evocou o legado de líderes dos dois territórios, como Fidel Castro, Ernesto ‘Che’ Guevara, Thomas Sankara e Oliver Tambo.
O encontro, organizado pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos e que se realizará em Moçambique em novembro deste ano, decorria da sessão sobre a Covid-19 na plataforma Jitsi Meet.
O encontro tem entre seus objetivos estreitar os laços entre o continente africano e o país antilhano, e permitirá aos presentes ratificar seu repúdio à política hostil dos Estados Unidos contra a ilha, intensificada em meio à atual emergência sanitária.
Da mesma forma, homenageará Fidel Castro e Ernesto Guevara, símbolos internacionalistas nas lutas pela independência dos povos.
O evento reunirá iniciativas e intercâmbios de estratégias a favor da solidariedade com Cuba e contra o cerco econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos há quase seis décadas e são considerados os principais obstáculos ao desenvolvimento da nação caribenha.
mgt/cgc/jcfl