Esta é uma primeira iniciativa deste tipo organizada pela Câmara de Comércio da República de Cuba com encontros virtuais e presenciais que visam socializar as melhores práticas das empresas locais com bons resultados.
A extensa programação inaugurada nesta quinta-feira inclui videoconferências, feiras de produtos ociosos e intercâmbios entre diversos atores, públicos e privados.
A sessão de abertura abriu um caminho pouco percorrido que mistura o virtual com o presencial em tempos de pandemia, mas com forte desejo de enfrentar os problemas gerados pela doença.
O fórum teve início no teatro da Câmara de Comércio desta capital e, de acordo com o programa da Associação Nacional de Economistas e Contadores de Cuba (ANEC), apresentaram o Guia Empresarial e o Observatório Cubano de Ciências Econômicas.
A eficácia dessa ideia parece ter um forte impacto entre as pequenas, micro e médias empresas, muito atentas aos resultados do encontro que se estende por quase um mês.
Um dos atores satisfeitos com tal atuação é o presidente da ANEC, Ramón Labañino, Herói da República de Cuba, junto com especialistas de alto nível.
Para garantir a eficácia da iniciativa, participam representantes de diversos ministérios, como Economia e Planejamento e Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro.
O presidente da Câmara de Comércio, Antonio Carricarte, disse que se trata de promover e dinamizar a economia cubana por todos os meios possíveis.
Ele ressaltou que isso ocorre em um momento de intensificação do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos imposto à ilha há mais de meio século.
Assim, o Dia Econômico-Produtivo de Cuba 2021 inclui um amplo panorama de discussão e análise que também pode beneficiar o desenvolvimento da ilha.
Além da abertura do dia, são agregados temas como as transformações dos atores econômicos do país, gestão empresarial baseada na inovação e no conhecimento ou a exportação e a substituição das importações.
Também constam da lista trabalhos como a importância da constituição de cadeias produtivas em todas as formas de gestão e o potencial do comércio eletrônico para o seu desenvolvimento.
Este esforço é bem complementado por uma Feira Virtual através da plataforma da Fevexpo, que se adapta aos novos tempos, com um olhar para o futuro imediato, segundo os organizadores.
acl/rfc/jcfl