De acordo com uma nota no site, um total de nove programas estão programados para este período, incluindo o Festival Internacional de Cinema Fantástico – Sitios na Catalunha, Espanha, e o Festival Internacional Cervantino, no México.
O calendário também inclui o Festival Latino Americano de Cinema de Toronto no Canadá, o Festival Internacional de Cinema Africano na Argentina e eventos similares na cidade suíça de Berna e na Bolívia.
Cuba também estará presente no Baturu Women’s Film Festival na China, no 20ú aniversário da Animae Caribe em Trinidad e Tobago e no Festival Latino-Americano de Cinema em Kuala Lumpur, Malásia.
Os últimos meses têm sido bons para os longas-metragens cubanos em termos de exposição internacional, pois no mês passado a ilha trouxe vários filmes para as telas de numerosos festivais ao redor do mundo.
A produção cinematográfica nacional Se permuta (Juan Carlos Tabío, 1984) e Vampiros en La Habana (Juan Padrón, 1985) chegou ao Festival La Mercé¿ na Espanha, onde Havana foi a cidade convidada.
Além disso, o Festival Mira Pa’cá na Argentina selecionou o longa de Marilyn Solaya Vestido de novia para sua formação, enquanto a Série de Cinema Cubano em Beijing apresentou Clandestinos (Fernando Pérez, 1987), Casa vieja (Lester Hamlet, 2010), Nido de mantis (Arturo Sotto, 2018) e Inocencia (Alejandro Gil, 2018).
acl/yrv/bm