Em declarações à Agência Vietnamita de Notícias (VNA), o diplomata comentou que seu país tem interesse em colocar um volume maior de mercadorias neste mercado, principalmente carne bovina, e em receber componentes eletrônicos, borracha, frutas e café.
Também propôs aumentar a participação do Vietnã e do Uruguai nas feiras internacionais organizadas por ambos, pois abrem mercados e promovem investimentos nas respectivas localidades e regiões.
Sobre a recente proposta do presidente vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, de favorecer o acesso dos produtos deste país ao Mercado Comum do Sul, comentou que as possibilidades dependem do aumento dos negócios com o bloco sul-americano e da eliminação gradativa dos obstáculos tarifários.
Pollak também pediu ao Vietnã para abrir uma embaixada no Uruguai (atualmente, o embaixador vietnamita na Argentina é concomitante em Montevidéu) e se pronunciou a favor de aumentar os contatos parlamentares, culturais, esportivos e, em geral, pessoais.
Ele confirmou que na próxima semana haverá reunião da Comissão Intergovernamental Mista e, no mês que vem, consulta política entre as respectivas chancelarias, ambas virtualmente.
Uruguai e Vietnã estabeleceram relações diplomáticas em 11 de agosto de 1993. Atualmente suas trocas comerciais giram em torno de 100.000.000 de dólares.
acl / asg / mmd