«Todos os cubanos de boa vontade, os que amam e constroem, os que cumprem o seu dever, os gratos; somos chamados a dar coração à ilha que é um farol no horizonte», sublinha o convite ao encontro, divulgado nos últimos dias nas redes sociais.
Promovido pela iniciativa lançada no velho continente Juntos por Cuba, o fórum permitirá o intercâmbio de ideias e projetos sobre ajuda ao país caribenho em tempos difíceis, marcados pelo impacto da pandemia Covid-19 e nas dimensões econômica, comercial e financeira bloqueio imposto pelos Estados Unidos há mais de seis décadas.
De acordo com o programa, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, enviará mensagem ao evento, que será realizado em saudação aos Dias da Cultura Cubana, agendados de 10 a 20 de outubro.
Entre as intervenções planejadas estão as de Max Lesnick e Carlos Lazo, dos Estados Unidos, Ada Galano (Itália), Cristina Florez Madan (África do Sul), Humberto Perez (Panamá), Catia Crespo (Japão), Damayantis Pacheco (Grécia), Teresa Keosseuian (Canadá), Miriam Palacios (Reino Unido) e Mercedes López-Lanusa Barthelemy (Espanha).
A respeito do encontro, o cubano residente na Alemanha Octavio Ávila disse à Prensa Latina que representa um espaço para compartilhar experiências e fortalecer atividades de apoio e ajuda às maiores das Antilhas.
Ávila comentou que na Alemanha foram múltiplas as ações para o envio de equipamentos e materiais médicos para a ilha, por meio do aporte de dinheiro e arrecadação de doações.
Entre as iniciativas podemos citar a coordenação com organizações do Reino Unido e Panamá para o envio de recursos e uma campanha na Alemanha para arrecadação de medicamentos, explicou o membro da associação de residentes cubanos La Estrella de Cuba.
Por sua vez, Reinaldo Romero destacou na Bélgica a importância do fórum deste sábado para fortalecer a unidade dos cubanos que acompanham a terra onde nasceram.
Tudo o que podemos fazer por Cuba tem grande valor e é isso que nos motiva neste momento a trabalhar incansavelmente; Já da Bélgica no verão mandamos dois contêineres com equipamentos médicos e artigos sanitários e vamos para um terceiro que pretendemos carregar na primeira quinzena de novembro, explicou.
Na França, o Coordenador Nacional dos Moradores de Cuba realizou a convocação para o encontro virtual e destacou a importância de uma ação conjunta na Europa e em outras partes do mundo para ajudar a ilha, tanto economicamente quanto na condenação do bloqueio.
msm / wmr/ ml