O grupo receberá duas doses da vacina com intervalo de quatro semanas entre elas, em campanha planejada que vai até próximo dezembro.
Também incorpora gestantes, independente do trimestre em que a gestação se encontra, e asmáticos e diabéticos entre 19 e 24 anos, segundo nota do Ministério da Saúde.
Posteriormente, também será vacinada a população adulta com 85 anos ou mais e institucionalizada em lares de idosos, lares de avós e centros psicopedagógicos.
A estes somam-se, ainda, trabalhadores avícolas e pecuários com exposição ao risco de gripe, destaca o texto.
Entre os priorizados estão os pacientes com insuficiência renal crônica, há mais de seis anos com paralisia cerebral infantil e fibrose cística, bem como pacientes psiquiátricos crônicos internados e trabalhadores de serviços de saúde com infecções respiratórias agudas graves.
A gripe é uma doença respiratória contagiosa causada por vírus da gripe que infectam o nariz, a garganta e os pulmões, pode causar episódios leves a graves e às vezes são fatais.
Na campanha anual, Cuba também se imuniza contra a poliomielite desde 1962 e assim se tornou o primeiro país da América Latina a ser declarado território livre desta doença infecto-contagiosa que afeta o sistema nervoso central.
O programa nacional de imunização inclui a vacinação contra 13 doenças, oito dos produtos são desenvolvidos e produzidos nesta ilha caribenha.
acl / alb / ls