A partir das 00h00, hora local, deste dia e até 11 de novembro, as tarifas da gasolina extra e da Ecopaís vão custar 2,50 dólares o galão, 11 centavos a mais do que foi pago até o dia anterior.
Além disso, o diesel aumentou quatro centavos, para 1,69 dólares por galão.
As variações mensais dos preços dos derivados de petróleo são fruto de uma ordem do ex-presidente Lenín Moreno, que em 2020 estabeleceu um sistema de bandas com limite superior e inferior. O aumento constante é motivo de críticas do Executivo de diversos setores da sociedade equatoriana, que exige o congelamento dos preços dos combustíveis.
A reivindicação também é uma constante nas manifestações lideradas por indígenas, trabalhadores e estudantes nos quatro meses e meio de gestão do atual presidente Guillermo Lasso.
Para quem discorda, a medida representa prejuízo aos motoristas e geralmente afeta a economia das famílias com menos recursos, uma vez que o aumento da gasolina e do óleo diesel, por sua vez, acarreta aumento das necessidades básicas.
A reivindicação faz parte das conversas recentemente iniciadas entre representantes do governo nacional e da Confederação das Nacionalidades Indígenas.
npg/scm/cm