23 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente de Cuba defende um mundo livre de armas nucleares

Presidente de Cuba defende um mundo livre de armas nucleares

Havana, 12 out (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, pediu hoje um mundo livre de armas nucleares e onde cesse o uso desses instrumentos na solução de conflitos internacionais.

Em seu relato no Twitter, o presidente lembrou a frase do líder histórico, Fidel Castro, que pede a eliminação ‘do barulho de armas, linguagem ameaçadora’ e da ‘prepotência no cenário internacional’.

‘Chega da ilusão de que os problemas mundiais podem ser resolvidos com armas nucleares’, disse o então chefe de Estado cubano durante a 34ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 12 de outubro de 1979.

Díaz-Canel lembrou também outro momento do encontro, no qual o líder histórico comentou que ‘as bombas podem matar os famintos, os doentes, os ignorantes, mas não podem matar a fome, as doenças, a ignorância’.

Cuba foi o quinto país a assinar o Tratado de Proibição de Armas Nucleares em 20 de setembro de 2017 e também é a primeira Zona Franca para essas armas em uma área densamente povoada.

A ilha caribenha também pertence à primeira região do mundo a ser proclamada Zona de Paz, durante a II Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribe, realizada em Havana.

Do mesmo modo, junto com o Movimento dos Países Não-Alinhados – que celebra 60 anos de sua fundação na capital sérvia – Cuba tem exigido firme e sistematicamente a proibição e a eliminação total das armas nucleares.

mem/lrg/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES