De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (ONS), o ligeiro crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deveu-se ao fato de que muito mais pessoas passaram a frequentar restaurantes e festas culturais e estádios esportivos após a volta à normalidade decretada pelo governo.
A economia se recuperou em agosto, depois que bares, restaurantes e festivais se beneficiaram de um primeiro mês completo irrestrito da Covid-19, disse o diretor de estatísticas econômicas do ONS, Darren Morgan.
A entidade oficial esclareceu, porém, que apesar do aumento registrado em agosto, o PIB do Reino Unido ainda está quase um ponto percentual abaixo dos níveis pré-pandêmicos.
Ele também destacou que após uma revisão dos dados de julho, descobriu-se que, em vez de crescer como inicialmente afirmado, a economia contraiu 0,1 por cento.
Embora o Banco da Inglaterra estimou que o PIB britânico crescerá 7,25 por cento em 2021, e o Chanceler do Tesouro, Rishi Sunak, assegure que ultrapassará o dos demais membros do Grupo dos Sete, o impacto continua a ser visto. eles terão os problemas atuais na cadeia de abastecimento causados pela falta de caminhoneiros e de mão de obra.
A crise, que afeta não só o abastecimento de postos de gasolina e supermercados, mas também os setores de aves, laticínios e carnes, entre outros, ameaça se estender até o Natal, apesar das ofertas de vistos temporários para trabalhadores estrangeiros feitas pelo governo.
oda / nm / fav