Looser, que estreou este ano na prova, percorreu a etapa em quatro horas, dois minutos e 49 segundos, válida para liderar os espanhóis Haimar Zubeldia e Julen Zuber por um minuto e 55 segundos.
Na quarta colocação, o tetracampeão da prova, Josep Betalú, também espanhol, chegou, a dois minutos e 57 segundos do vencedor.
O dia, complexo devido à quantidade de dunas no deserto, permitiu ao suíço dar uma lição aos seus rivais, que, exceto em casos de extrema fatalidade, terão de lutar pelo segundo e terceiro lugares do pódio.
Isso, porque só falta jogar o sexto dia, Looser é inatingível para o resto, já que sua escolta mais próxima é Zubeldia aos quatro minutos e 21 segundos, enquanto seu compatriota Guillem Muñoz está há 4:52, portanto, Looser, substituirá Betalú no lista de vencedores.
Enquanto isso, no setor feminino, a vitória correspondeu à espanhola Silvia Roura, que venceu a sua compatriota Ramona Gabriel no sprint.
O resultado não alterou a ordem da classificação geral que segue sob o comando da também espanhola Ariadna Ródenas.
Amanhã terá lugar a última etapa, esta começando aqui e terminando na localidade de Maadid, a uma distância de 74 quilómetros.
acl/rws/jcfl