Com capacidade limitada para evitar o contágio da Covid-19, o antigo pátio do Hospício da Santíssima Trindade, em Guanajuato, abrigará o catálogo de curtas selecionados, entre eles Mi Roma, Aarón, Cego, 45 graus na sombra, Nelly, Tren al Norte e Dj-Barra.
A seleção oferece uma aproximação ao trabalho da plataforma de formação e desenvolvimento do talento cinematográfico Sample Cine Coahuila, criada como uma ferramenta de promoção da sétima indústria da arte como forma de sensibilização, reflexão e diálogo sobre a realidade contemporânea.
Nesse sentido, destaca-se o audiovisual Mi Roma, de Miguel A. Márquez, que em 12 minutos documenta fragmentos diários da família e da cidade natal do diretor, tomando como padrão o impacto gerado pelo filme Roma de Alfonso Cuarón, vencedor do Oscar 2018 um melhor filme estrangeiro.
Por sua vez, José Luis Elizalde incorpora em Aarón o valor da família e dos professores na formação dos jovens e como impulso para a realização de sonhos, enquanto Néstor Sáenz Campos recria em Cego a resiliência das pessoas com deficiência a partir da história de Mily, que perdeu a visão ao nascer e dedicou sua vida a ajudar os cegos.
Da mesma forma, 45 graus na sombra, de Luis Daniel González Álvarez mergulha nos estereótipos patriarcais da sociedade, Nelly, de José Luis Elizalde retrata a vida na Zona de Tolerância (território da prostituição) e Tren al Norte, de Joss García, que alude à questão da migração.
O festival, que também homenageia Cuba, propõe uma variada programação de filmes da ilha caribenha, além de mais de 80 eventos presenciais e virtuais de dança, teatro, ópera, artes visuais, música e acadêmicos.
rgh / lbl / fav