Em um fórum de energia, o Secretário-Geral da OPEP, Mohammad Barkindo, disse que algumas dessas incertezas estão associadas às respostas do governo à medida que diferentes variantes, mutações da doença e aumento da vacinação emergem em todo o mundo.
O mercado toma o curso da oferta e da demanda, disse ele.
O ministro da Energia da Arábia Saudita, Abdulaziz bin Salman, rejeitou os apelos para aumentar a produção de petróleo e considerou suficientes os esforços da OPEP e de outros grandes produtores (OPEP+) para proteger o mercado de petróleo das variações no preço do carvão e do gás natural.
Os preços do petróleo estão aumentando gradualmente em 29 por cento, em comparação com os aumentos de 500 por cento no gás natural, e de 300 por cento no carvão, disse ele.
A OPEP+, acrescentou ele, faz um trabalho notável como regulador do mercado petrolífero e é para isso que os mercados de gás, carvão e outros mercados de energia precisam de um regulador. A OPEP+ acrescentará 400.000 barris de petróleo por dia em novembro, e assim por diante nos meses seguintes, um movimento para reduzir os excedentes desenvolvidos como resultado da Covid-19.
acl/tdd/bm