No ano dos 90 anos de seu nascimento, a destacada professora e crítica cubana revive entre as peças preciosas do acervo da entidade, na seção dedicada às artes plásticas e decorativas.
Não é de estranhar que este espaço tenha o nome da acadêmica, uma vez que dedicou grande parte da sua carreira profissional à formação das novas gerações a partir da casa dos estudos superiores, ao mesmo tempo que centrava o seu trabalho de investigação na cultura da ilha.
De Juan, falecido em 30 de abril de 2018, atuou como especialista em arte latino-americana da Unesco e assessorou o trabalho de centros nacionais dedicados às artes plásticas, estudos caribenhos e de arte.
Em mais de uma dezena de livros imprimiu sua posição em defesa dos direitos da mulher como objeto/sujeito da arte, as diretrizes para a compreensão do humor gráfico cubano, passagens da faceta de José Martí como crítico, entre outros temas.
O Prêmio Nacional de Educação Artística 2017 é considerado uma escritora fundamental para o estudo da arte cubana e latino-americana, durante sua longa carreira rubricou a pintura colonial cubana e os textos gravados; José Martí: imagem, crítica e mercado de arte; e pintura cubana: temas e variações.
acl/lbl/jcfl