23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Promulgado no Panamá, uso legal de cannabis medicinal

Promulgado no Panamá, uso legal de cannabis medicinal

Panamá, 14 de out (Prensa Latina) A assinatura pelo presidente do Panamá, Laurentino Cortizo, da lei que permite o uso medicinal da cannabis ou da maconha, reavivou hoje opiniões conflitantes sobre o benefício ou prejuízo que isso terá para a sociedade.

‘A sanção da lei que regulamenta o uso medicinal e terapêutico da cannabis e seus derivados, cria um quadro regulamentar para o uso e acesso monitorado e controlado; para fins terapêuticos, médicos, veterinários, científicos e de investigação, em território nacional’ o presidente escreveu no Twitter.

Na própria rede, a médica panamenha Sandra Castillo, que chefia a Associação Médica Colombiana de Cannabis Medicinal, agradeceu o gesto e garantiu que é um ‘sim a todos os pacientes que sofrem e se beneficiarão do acesso seguro e regulado’ a esses medicamentos.

Por sua vez, um usuário que se identificou como El Capitan, criticou a assinatura da lei e a vinculou a um tweet que anunciava a flexibilização da medida cautelar ao ex-governador da região indígena Guna Yala, Eric Mortelo, que foi capturado com 79 pacotes de medicamentos escondidos em um fundo duplo de seu veículo.

O objetivo da norma é criar um marco regulatório que permita o uso controlado e o acesso à cannabis e seus derivados para fins médicos e científicos em território nacional, de acordo com o texto.

Também visa regular a avaliação, monitoramento e controle das atividades de importação, exportação, cultivo, produção, manufatura, aquisição de qualquer espécie, armazenamento, transporte, comercialização, distribuição, utilização de sementes e derivados para fins médicos e científicos.

O Ministério da Segurança, através do Gabinete de Estratégias e Acompanhamento da Segurança Nacional, será a autoridade competente para emitir licenças de importação, exportação, reexportação e utilização de sementes para plantio e cultivo de plantas e para exercer o controle administrativo e operacional.

Os países que já aprovaram o uso terapêutico da planta na América são Chile, Peru, Paraguai, Porto Rico, Argentina e Colômbia, segundo resumo do canal norte-americano CNN en Español, que afirma que em 30 estados norte-americanos também é permitido para tais fins.

Outros países como Uruguai, Canadá e México descriminalizaram a maconha para uso como psicotrópico ou ‘recreativo’, o que também é permitido em 15 estados americanos.

Informação publicada no site das Nações Unidas definiu que, apesar dos tratamentos eficazes com substâncias ativas extraídas da cannabis, este narcótico ‘continua a representar riscos significativos para a saúde pública’ e a sua supervisão e controle são mantidos.

rgh / orm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES