Sua flauta e sua virtude única atestam o segundo single do destacado compositor, diretor e produtor musical, que refletiu a marca de uma área essencial da obra de Irakere, distinto grupo fundado por Valdés.
Segundo o próprio Maracas, Selva se inspira em uma música que Chucho fez para um evento a que iríamos, um festival de jazz em Lima, Peru, onde Dave Valentín, falecido e grande flautista porto-riquenho-americano, do Bronx em Nova York, também compareceria. Ele colocou na música ‘My Funny Valentin’.
Entre os artistas que integraram a homenagem musical destacam-se Harold López-Nussa no piano, Juan Carlos Rojas na bateria, Lázaro Rivero e Emilio Hernández Martini no baixo e guitarra junto com Yasek Manzano e Roberto García López no trompete.
O grupo all-star é completado pelos renomados César López e Alfred Thompson no sax, enquanto Yaroldi Abreu na percussão acompanhado por Adel González.
Segundo a gravadora mais antiga de Cuba, a canção se caracteriza por sua força rítmica e pela fusão de culturas de origem afro, que se desenvolveu em nosso país com ênfase no jazz, confirma o comunicado de imprensa confirmando as entregas semanas deste extraordinário álbum que será totalmente apreciado.
Los herederos homenageia o grande legado de Chucho Valdés em seu 80ú aniversário e 50ú aniversário da fundação do grupo Irakere, a ser comemorado em 2023.
mem / chm / hb