A renovação do desejo de ampliar os trabalhos foi o foco da IV Reunião do Mecanismo de Consultas Políticas, realizada virtualmente, na qual as partes trataram de temas nas esferas política, diplomática, econômica, comercial e da cooperação.
A reunião foi presidida pela Subsecretária para América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores do Equador, Lotty Andrade, e pelo Secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas do Brasil, Pedro Miguel da Costa e Silva.
Conforme indicado pelo Ministério das Relações Exteriores e Mobilidade Humana, o encontro foi um espaço para as duas autoridades destacarem os laços históricos de amizade e cooperação.
Neste contexto, destacaram a implementação do Acordo Bilateral de Protecção Recíproca de Investimentos como eixos centrais para a consolidação dos laços econômicos e comerciais, de forma a promover o aumento, diversificação e equilíbrio comercial neste setor.
Por outro lado, acordou-se em manter o fortalecimento da colaboração técnica não reembolsável em questões de saúde, agricultura e pecuária, bem como promover a aproximação entre as academias diplomáticas do Equador e do Brasil.
Também fizeram um intercâmbio sobre a crise de saúde gerada pela pandemia Covid-19, principalmente em termos de experiências e boas práticas implementadas por ambos os governos, com destaque para o programa de vacinação no Equador, que consideraram bem-sucedido.
Outros temas tratados relacionaram-se com a esfera regional e multilateral, na defesa dos direitos humanos e na proteção do meio ambiente, entre outros.
mem / scm / hb