O painel ‘Escravidão e Resiliência’ contou com prestigiados palestrantes como Miguel Barnet, poeta, narrador, ensaísta e etnólogo; Pedro de la Hoz, presidente da Comissão Aponte da União de Escritores e Artistas; e Alberto Granados, diretor da Casa África da capital.
Barnet foi descrito como um holocausto da humanidade e uma enorme tragédia, o tráfico de pessoas do continente africano para o continente americano e o Caribe onde, disse, trouxeram cultura, tradições, costumes e contribuíram para o desenvolvimento econômico local.
Destacou que nos anos 90 surgiu um projeto da Unesco para estabelecer a Rota do Escravo, e a decisão de incluir nesta iniciativa o forte cubano San Severino, que fazia parte do cinturão defensivo de Matanzas contra os ataques marítimos.
‘O africano nos deu uma cultura diferente e uma visão diferente e contribuiu para formar nossa identidade’, enfatizou, e expressou a importância de Matanzas devido à grande força de trabalho nas plantações e ao número de engenhos de açúcar que produzem açúcar.
Em San Severino, destacou, respiramos amor, cultura e liberdade, e isso honra historiadores, antropólogos, escritores, intelectuais, cientistas e, ‘acima de tudo, aquelas pessoas que vieram a Cuba acorrentadas’.
De la Hoz e Granados falaram para explicar os projetos em que suas respectivas organizações estão trabalhando, especialmente a primeira sobre o enfrentamento da ilha com o racismo e as manifestações de preconceito racial.
Falando ao Prensa Latina, Antonio Herrada, diretor da Unesco para a América Latina e o Caribe, disse que dentro dos programas culturais da organização, o Museu da Rota do Escravo é de grande importância para a área.
O distrito ocidental de Matanzas foi construído no século XIX como um empório do açúcar nesta nação caribenha, e foi o cenário naquele século de grandes revoltas de escravos contra seus senhores.
Na sexta-feira, foi inaugurada a primeira etapa de uma futura Sala de Interpretação da Escravatura, programada para o próximo ano, que incluirá material informativo, objetos de museu e jogos educativos, entre outras opções.
mem/wap/bm