O lançamento oficial do evento, que acontecerá em modo híbrido em Roma, será liderado por QU Dongyu, Diretor Geral da FAO, David M. Beasley, Diretor Executivo do Programa Alimentar Mundial (PAM) e Gilbert F. Houngbo, Presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) disse em uma declaração que o tema do dia é um chamado à ação para ‘melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e uma vida melhor, não deixando ninguém para trás’.
A cerimônia incluirá mensagens especiais em vídeo do Papa Francisco, do Secretário-Geral da ONU António Guterres e do Presidente italiano Sergio Mattarella.
O Professor Klaus Schwab, Presidente Executivo do Fórum Econômico Mundial, também proferirá um discurso virtual, seguido de uma sessão de perguntas e respostas.
À tarde, um diálogo especial sobre chá e café é planejado durante uma mesa redonda dedicada a explorar as tradições e métodos de produção por trás dessas bebidas que unem diferentes culturas.
A declaração da agência especializada da ONU disse que a mensagem para este dia significativo é mais importante do que nunca, observando que os choques climáticos, os conflitos e a pandemia Covid-19 perturbaram a vida e a subsistência de milhões de pessoas no ano passado.
Ele observou que ’emergências humanitárias em 55 países, incluindo Afeganistão, Etiópia, Haiti, Sul do Sudão e outros pontos quentes, têm sido uma fonte de perturbação e pioraram a segurança alimentar global’.
O Dia Mundial da Alimentação foi estabelecido pela FAO em 16 de outubro para comemorar a fundação da organização em 1945, com eventos planejados em 150 países este ano, tornando-o um dos dias internacionais mais celebrados do ano.
De acordo com a FAO, mais de três bilhões de pessoas, quase 40% da população mundial, não podem ter uma dieta saudável.
Em seu texto promocional para a celebração, a agência apontou a necessidade de ‘mudar a forma como produzimos e consumimos alimentos’ e criar sistemas alimentares mais resistentes, inclusivos e robustos que façam a diferença na vida e na subsistência.
jha/smp/vmc