O primeiro visa reduzir a diferença de gênero no Brasil através da educação de mulheres e meninas sub-representadas e de baixa renda, enquanto o projeto em Moçambique busca empoderar meninas adolescentes e jovens mulheres no país através de modelos e círculos de irmandade. Concedido pela Diretora Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, por recomendação de um júri internacional, cada um desses prêmios leva um prêmio de US$ 50.000 para ajudá-las a continuar seu trabalho de apoio à educação de meninas e mulheres.
A cerimônia de premiação foi realizada on-line e faz parte de uma série de eventos planejados para os próximos dias em comemoração ao Dia Internacional da Menina 2021, que ocorreu em 11 de outubro.
Criado em 2015, o Prêmio Unesco para a Educação de Meninas e Mulheres contribui diretamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à educação e igualdade de gênero e, no ano passado, foi concedido à Fundação Shilpa Sayura do Sri Lanka e à Girl Child Network de Quênia. mem/acm/bm