O Ministro da Saúde e Esportes, Jeyson Auza, informou que, até o momento, a cobertura vacinal atingiu 61,5% nas primeiras doses e 50,2% com a programação completa.
Além disso, 24.509 idosos ou pessoas com doenças básicas foram registrados para a terceira dose.
Excedemos sete milhões de doses em todo o país e estamos iniciando uma nova etapa no Plano Nacional de Vacinação, a imunização de jovens de 16 e 17 anos; e há poucos dias começamos a aplicar a terceira porção aos maiores de 60 anos e à população com alguma patologia em risco’, disse o funcionário.
Disse que ambas as decisões são baseadas em argumentos científicos e técnicos de toda uma equipe profissional da carteira do Estado que ele dirige e observou que, no caso de pessoas com mais de 60 anos de idade, é baseado no método de vacinação heteróloga que consiste em combinar vacinas.
Auza explicou que os esquemas combinados de vacinação são seguros e eficazes, e tornam as defesas das pessoas mais eficazes.
No caso dos jovens, a vacina Pfizer será aplicada e eles devem ser acompanhados por seus pais.
No final de janeiro, o processo de vacinação começou no país com as vacinas Sinopharm e Sputnik V, através de compras governamentais, e a AstraZeneca, Pfizer e Janssen doaram e canalizaram através do mecanismo Covax das Nações Unidas.
Desde março do ano passado, esta nação sul-americana acumulou 18.834 mortes e 506.654 casos confirmados, dos quais 18.881 permanecem ativos.
mem/lpn/bm/gdc