O embaixador da ilha aqui, Carlos Miguel Pereira, destacou a importância do grupo para expandir e diversificar a colaboração neste setor e superar coletivamente os desafios que enfrenta globalmente.
Ele também reafirmou o compromisso do Estado caribenho de contribuir para o progresso sustentável e convidou as empresas e instituições chinesas e os demais membros a trabalhar em áreas como a promoção da energia verde e o acesso inclusivo a serviços energéticos.
Enquanto isso, o Ministro da Energia e Minas de Cuba, Liván Arronte, referiu-se às medidas adotadas por seu governo para desenvolver fontes renováveis, promover o uso eficiente destes recursos e alcançar a independência nesta área.
Ele pediu a promoção da cooperação internacional e da solidariedade em favor dos países em desenvolvimento, para que eles possam enfrentar os desafios do mundo de hoje e cumprir as Metas de Desenvolvimento Sustentável.
Nesse esforço, Arronte denunciou o impacto do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos, considerado o principal obstáculo para o país caribenho e intensificado durante a pandemia de Covid-19.
mgt/ymr/vmc/gdc