Em seus 113 minutos, o filme recria o cenário do início da Revolução Cubana através da história de um jovem estudante de Havana que participa da campanha de alfabetização realizada nas zonas rurais do país (Ciénaga de Zapata).
De acordo com a sinopse do filme, o brigadista enfrenta a resistência de alguns habitantes devido à sua juventude, às condições do ambiente natural e às ações das brigadas anticastristas, que geram problemas no território.
Com um elenco formado por Salvador Wood, Patricio Wood, René de la Cruz, Luis A. Ramírez, Mario Balmaseda, Mario Limonta, Miriam Learra, entre outros, o longa-metragem ganhou uma dúzia de prêmios e reconhecimentos em eventos internacionais, e é um dos filmes cubanos mais significativos exibidos na ilha.
A apresentação do El brigadista faz parte das atividades organizadas por Cuba, como convidado de honra no festival Cervantino, que também inclui uma homenagem a Tomás Gutiérrez Alea (Titón) e uma exibição de curtas-metragens do documentarista Santiago Álvarez.
Mais de quinze filmes estão na agenda do evento cultural, que acontece no estado de Guanajuato até 31 de outubro, incluindo Retrato de Teresa, do Pastor Vega, La bella del Alhambra, de Enrique Pineda Barnett, Clandestinos, de Fernando Pérez e Vampiros em La Habana e Elpidio Valdés, de Juan Padrón.
rgh/lbl/bm