O reconhecimento, que acontecerá na Biblioteca Nacional de Cuba, vai homenagear o escritor e Prêmio Nacional de Cinema Senel Paz; a pesquisadora teatral Vivian Martínez e o coreógrafo e dançarino Miguel Iglesias.
A lista dos vencedores é completada pelo crítico cultural Manuel López, o diretor da Guerrilha de Teatreros do Granma, René Reyes, o historiador Luis A. Figueroa e o músico Bobby Carcassés.
Segundo o vice-presidente da AHS, Yasel Toledo, a cada ano cresce a lista de propostas de todas as províncias do país para receber este reconhecimento, o que aumenta a complexidade de selecionar um número limitado, já que são muitos os que o merecem.
Conforme comentou, a presente convocatória foi um desafio, mas trouxe alegria tanto aos que elegeram como aos nomeados, visto que os intelectuais escolhidos expressaram gratidão e orgulho por se somarem à lista de vencedores da jovem vanguarda artística.
Toledo referiu-se à gratidão expressa por Reyes ao saber da notícia por meio de uma troca telefônica, que revelou os valores e a humildade de um homem que se dedica a levar a arte das mesas às intrincadas comunidades da Sierra Maestra.
Da mesma forma, reiterou a importância do sindicato em homenagear estes consagrados intelectuais, pois é um sinal do vínculo e constante feedback da entidade com suas obras e uma forma de agradecer por seu trabalho no desenvolvimento das letras, da arte e da cultura cubana cultura em geral.
Durante o dia será feita a entrada dos novos membros e membros honorários do grupo, as bolsas e prêmios da organização, o selo do 35ú aniversário e apresentações literárias e audiovisuais serão entregues.
Em seu 35ú aniversário, a AHS continua comprometida com o slogan de sua campanha promocional QuedArte Joven Now y Siempre, uma frase que evoca as palavras do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, em um encontro com membros do Conselho Nacional da organização em 1988.
A essa altura, Fidel disse que a gênese de tal organização se justifica agora e sempre, e sob esses desígnios o todo busca se integrar e se tornar vital para a cultura e a sociedade cubana, disse Toledo.
As celebrações da Associação coincidem com as atividades na ilha para o Dia da Cultura Cubana, no dia 20 de outubro, data que marca uma viagem dos criadores por hospitais para doar música, literatura e socorrer as almas dos enfermos e seus acompanhantes.
acl / yrv / ls/gdc