Ele disse que os protocolos estão sendo reforçados nos hotéis com uma equipe de um médico e uma enfermeira, e que os controles de saúde estão sendo realizados tanto nos turistas quanto nos funcionários, tanto nas instalações estatais quanto nas privadas.
Com a reabertura, as medidas estão sendo flexibilizadas em termos da necessidade de apresentar certificados, apesar da eliminação das quarentenas.
Além disso, o turismo doméstico em lugares como Varadero e as Cayos no centro do país serão abertas.
Todo o processo é baseado em um sistema de vacinação de todos os trabalhadores, e 90% da população cubana será totalmente imunizada contra a Covid-19.
Disse que já existem muitas companhias aéreas interessadas em voar para a ilha, tais como as do Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, México, Panamá e República Dominicana, com um reforço das operações da Rússia.
As viagens de companhias aéreas como Iberia, Air France e Air Europa estão sendo mantidas, e a Cubana de Aviación retomou as rotas tradicionais para a Argentina e Espanha.
Considerou que a qualidade da oferta planejada para este período é maior do que antes da Covid-19, com remodelação.
Espera que mais de 100.000 pessoas cheguem como turistas durante o resto do ano, quando 200.000 já chegaram, apesar da pandemia.
Os trabalhadores do turismo também receberão uma dose de reforço de vacinas cubanas.
jcm/rfc/bm