Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), essa doença representa 16% de todos os cânceres femininos, enquanto mais de 462 mil mulheres foram diagnosticadas com ela na região.
Cada 19 de outubro o mundo comemora o dia da luta contra o câncer da mama, uma data que visa sensibilizar e educar as pessoas sobre a importância de ter um exame de mama regular, a fim de detectar quaisquer sinais ou anomalias.
Também pretende ser um lembrete do compromisso da sociedade contra esse mal.
Um relatório recente da OPAS afirma que a maioria das mulheres detectadas com câncer de mama em estágios iniciais (I e II) tem um bom prognóstico de sobrevida de até cinco anos em 80 e 90 por cento dos casos, se receberem tratamento.
No entanto, o texto indica que em muitos dos países da América Latina e do Caribe, as mulheres são diagnosticadas com esta doença em estágios avançados.
‘O desafio para reduzir a mortalidade por câncer de mama, especialmente em locais com recursos limitados, é implementar e manter programas de educação e detecção precoce, com acesso oportuno ao tratamento adequado e eliminação de barreiras ao atendimento médico’, destaca a organização.
Estima-se que uma em cada oito mulheres terá câncer de mama ao longo da vida e esse é o principal motivo pelo qual devem ter seus seios avaliados regularmente.
Essa enfermidade é um tumor que se forma nas células e estruturas das glândulas dos tecidos mamários e pode ser classificado em dois tipos: o carcinoma ductal in situ, que se desenvolve dentro dos ductos que servem para transportar o colostro.
Também existe o carcinoma lobular in situ, que ocorre em um lóbulo da mama, local onde o leite materno é produzido.
Este tipo de tumor é considerado pré-maligno porque as mulheres que o sofrem têm maior tendência a desenvolver metástases por todo o corpo.
A OPAS chama atenção para os sintomas mais frequentes da doença, como a presença de um caroço ou nódulo na mama e o aumento excessivo de linfonodos, muito próximos à axila, ou alterações na cor, tamanho ou textura das mamas.
Também pode aparecer vermelhidão da pele, principalmente perto da aréola do mamilo, formação de rugas na pele, secreção do mamilo e descamação da mama, bem como dor ou desconforto nessa área, perda de peso e inchaço na região dos braços.
npg / cdg / hb