17 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Câncer de mama, um dos mais frequentes na América

Câncer de mama, um dos mais frequentes na América

Washington, 19 out (Prensa Latina) O câncer de mama causa cerca de 100.000 mortes a cada ano na América, então a convocação hoje é para a detecção precoce, por ocasião do Dia Mundial de Combate a esta doença.

Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), essa doença representa 16% de todos os cânceres femininos, enquanto mais de 462 mil mulheres foram diagnosticadas com ela na região.

Cada 19 de outubro o mundo comemora o dia da luta contra o câncer da mama, uma data que visa sensibilizar e educar as pessoas sobre a importância de ter um exame de mama regular, a fim de detectar quaisquer sinais ou anomalias.

Também pretende ser um lembrete do compromisso da sociedade contra esse mal.

Um relatório recente da OPAS afirma que a maioria das mulheres detectadas com câncer de mama em estágios iniciais (I e II) tem um bom prognóstico de sobrevida de até cinco anos em 80 e 90 por cento dos casos, se receberem tratamento.

No entanto, o texto indica que em muitos dos países da América Latina e do Caribe, as mulheres são diagnosticadas com esta doença em estágios avançados.

‘O desafio para reduzir a mortalidade por câncer de mama, especialmente em locais com recursos limitados, é implementar e manter programas de educação e detecção precoce, com acesso oportuno ao tratamento adequado e eliminação de barreiras ao atendimento médico’, destaca a organização.

Estima-se que uma em cada oito mulheres terá câncer de mama ao longo da vida e esse é o principal motivo pelo qual devem ter seus seios avaliados regularmente.

Essa enfermidade é um tumor que se forma nas células e estruturas das glândulas dos tecidos mamários e pode ser classificado em dois tipos: o carcinoma ductal in situ, que se desenvolve dentro dos ductos que servem para transportar o colostro.

Também existe o carcinoma lobular in situ, que ocorre em um lóbulo da mama, local onde o leite materno é produzido.

Este tipo de tumor é considerado pré-maligno porque as mulheres que o sofrem têm maior tendência a desenvolver metástases por todo o corpo.

A OPAS chama atenção para os sintomas mais frequentes da doença, como a presença de um caroço ou nódulo na mama e o aumento excessivo de linfonodos, muito próximos à axila, ou alterações na cor, tamanho ou textura das mamas.

Também pode aparecer vermelhidão da pele, principalmente perto da aréola do mamilo, formação de rugas na pele, secreção do mamilo e descamação da mama, bem como dor ou desconforto nessa área, perda de peso e inchaço na região dos braços.

npg / cdg / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES