16 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Finca Marta, uma experiência agrícola sustentável em Cuba

Finca Marta, uma experiência agrícola sustentável em Cuba

Havana, 19 de outubro (Prensa Latina) A Finca Marta (Fazenda Marta) é hoje um projeto agroecológico da comunidade cubana com impacto direto no desenvolvimento territorial e o primeiro usuário privado inserido na Zona de Desenvolvimento Especial de Mariel (ZEDM).

O objeto social da iniciativa é a produção, beneficiamento, processamento e comercialização de hortaliças, árvores frutíferas e produtos apícolas, explicou à Prensa Latina seu dirigente Eduardo Funes.

‘Trata-se de aplicar a ciência à agricultura a partir do conhecimento acumulado’, acrescentou.

‘Estabelecido na ZEDM desde fevereiro deste ano, a nossa intenção é criar uma comunidade agrícola sustentável, um núcleo que gere todo este desenvolvimento a nível territorial’, sublinhou.

‘Com esse objetivo em mente, pretendemos construir uma rede de fazendas – cerca de 60 em arquivo – com seus programas, projetos de plantio, safras e ciclos de produção’.

‘Não se trata apenas da Finca Marta, mas de como podemos impactar e multiplicar nosso aprendizado no território’, afirmou.

‘Em breve iremos construir um centro de lucro, beneficiando árvores frutíferas e produtos apícolas para comercialização em diversos segmentos de mercado: população, restaurantes, lojas, shopping centers, exportação, empresas ZEDM e servir como um conector da agricultura no território’.

‘Hoje estamos nos preparando para exportar, mas para atingir esse objetivo é preciso primeiro saber como funciona o produto no mercado nacional e conhecer o mercado internacional, ter competitividade, contratos e também, volumes suficientes do produto’

‘Atualmente, temos um acordo de produção cooperativa com a Apicultura Cubana (Apicuba) para comercializar nossos méis como Finca Marta – cerca de 10 toneladas por ano – e também trabalhamos em conjunto com o Centro de Pesquisas Apícolas’, explicou.

‘Este é um exemplo de como as ligações entre os setores privado e estatal podem funcionar’, disse ele.

Funes frisou que na Finca Marta se mostra além do valor nutritivo do mel e das abelhas como um balanço ambiental dos ecossistemas, mas todo o processo, a partir da compreensão do sacrifício que representa para os apicultores.

Mas, a história deste projeto agroecológico, localizado na província de Artemisa ocidental, começou há 10 anos.

O SALTO

Formado pela Universidade Agrária de Havana, Funes é engenheiro agrônomo de formação, com uma experiência de cerca de 25 anos como pesquisador e professor, até que um dia decidiu aplicar seus conhecimentos no campo cubano.

‘Depois de visitar os cinco continentes, mais de 40 países, conhecer centenas de agricultores do mundo – dos mais desenvolvidos aos mais subdesenvolvidos – entendi que meus ensinamentos não haviam sido colocados em prática, e isso era um vazio na minha formação profissional’, comentou.

‘Aí surgiu a ideia do projeto, justo quando eu fiz 40 anos e você quer fazer algo diferente na vida’, brincou.

‘Foi uma decisão familiar e embora eu tivesse todo o apoio, foi um passo muito arriscado investir as nossas economias, abrir mão do conforto acadêmico, adaptar-se ao esforço físico gerado pelo trabalho agrícola’, lembrou ele.

‘Mas, colocamos nossos esforços em função do projeto e começou a transformação daquele local abandonado, que se encontrava em condições muito precárias’.

‘É então que o nosso trabalho começou a fazer cada vez mais sentido, a relação com o meio rural se ampliou para mim do ponto de vista profissional e começamos a compreender as coisas de forma diferente. Esses 10 anos foram de enorme sacrifício pessoal, passamos dos prazeres da vida urbana para a rural, foi mudando a percepção de morar na cidade para a do campo, foi além de envolver boas práticas, tecnologias e tudo a gestão econômica de uma fazenda’, disse ele.

Hoje, a Finca Marta possui ampla produção, beneficiamento, comercialização e consumo, além de se dedicar à horticultura, produção animal, apicultura, conservação da natureza e uso de fontes renováveis de energia.

‘E mesmo assim, estamos diante de um novo começo, ou seja, estarmos baseados em Mariel, temos novas perspectivas, precisamos aprender a lidar com outro nível de agregação, com outro tipo de organização e com muitos mais atores envolvidos, disse. Mas é preciso aprender e aprender fazendo’, concluiu Funes.

npg/tdd/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES