23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Estudo italiano mostra risco de extinção de polinizadores

Estudo italiano mostra risco de extinção de polinizadores

Roma, 21 Out(Prensa Latina) Um estudo do Instituto Superior de Proteção e Pesquisa Ambiental (Ispra) alertou aqui hoje sobre os riscos de extinção de polinizadores e aspectos importantes da delicada relação inseto-planta.

Polinização de Plantas e Insetos, Uma Aliança pela Biodiversidade, é o título do relatório que visa apoiar os processos de tomada de decisão.

O texto foi preparado por inúmeros especialistas de instituições, organismos de pesquisa, universidades e associações, que trabalham no assunto há anos.

O estudo investiga o ambiente mediterrâneo e aborda questões como a gestão adequada dos ecossistemas (incluindo os urbanos) para salvaguardar os pequenos insetos, o papel dos produtos da colmeia, principalmente o mel, em todos os seus detalhes e numerosos tipos, Ispra explicou em um comunicado.

A pesquisa mostrou que nove por cento das abelhas e borboletas estão em risco de extinção e especificou que o valor econômico da polinização animal é de cerca de 153 bilhões de euros por ano em todo o mundo.

O desaparecimento desses animais também significa dispensar suas importantes contribuições à disposição das comunidades, incluindo a polinização das plantas, principal mecanismo de sua reprodução.

Ele também especificou que a polinização animal é a base fundamental da ecologia das espécies, do funcionamento dos ecossistemas e da conservação do habitat e, portanto, da geração de uma ampla gama de contribuições essenciais para o homem.

Segundo o órgão científico italiano, cerca de 90% das plantas com flores silvestres precisam de polinizadores para se reproduzir: abelhas, vespas, borboletas, moscas, joaninhas, aranhas, répteis, pássaros e até mamíferos.

Da mesma forma, mais de 75 por cento das principais culturas agrícolas se beneficiam da polinização por dezenas de milhares de espécies animais, pelo menos 16.000 entre os insetos.

Sem polinizadores, muitas plantas não seriam capazes de se reproduzir, portanto, significa uma redução na diversidade da vegetação, privaria muitos animais de uma fonte primária de alimento e desencadearia efeitos colaterais na nutrição.

As perdas de muitas frutas, sementes e vegetais da nossa dieta e de muitos outros alimentos e materiais importantes, como azeitonas, algodão e linho, lenha e até trabalho, também seriam grandes, indicou o estudo.

acl/smp/jcfl/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES